domingo, 1 de setembro de 2013

Noticias sobre Saúde da População Negra


II Plano Operativo

Temos boas noticias sobre a Politica Nacional de Atenção Integral a Saúde da População Negra. Primeiramente foi a aprovação do II Plano Operativo da Politica na Comissão de Intergestores Tripartite (Gestores Federal, Estaduais e Municipais) e que 51 ações já constam no sistema de monitoramento do ministério da saúde.

Quesito cor no SIAB

Outra noticia foi que finalmente, o quesito cor fará parte do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), depois de muitos anos para que se inserisse esta variável no sistema agora aconteceu, considerando que já tem em todos os outros sistemas como SIM, SINASC, SINAN e SIH. E agora poderemos identificar a situação de saúde da população negra no nível de atenção básica, pois, segundo o IBGE é a população negra que mais acessa o SUS.  A intervenção do Movimento Negro por meio do Comitê Nacional de Saúde da População Negra no Ministério da Saúde tem nos garantido alguns avanços, que são processos árduos e difíceis.

(veja o formulário http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/manual_cds.pdf e a Portaria sobre as mudanças do Sistema inclusive de SIAB para SISAB (Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt1412_10_07_2013.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário