segunda-feira, 25 de maio de 2015

Empoderar gestante - curso sobre o protagonismo do parto

O empoderamento da gestante é fundamental para a redução da mortalidade materna, direito a informação se reverte em um acesso mais qualitativo aos serviços de atenção a mulher na gravidez, no parto, no aborto e no puerpério. Desta forma a professora e pesquisadora Dr. Isabel Cruz, criou um aplicativo por meio do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra/UFF um curso online Protagonismo do Parto, que pode muito contribuir para o empoderamento da gestante.


"Na hora de fazer não gritou." ou seja, a alta morbi-mortalidade materna significa opressão de gênero. O feminismo advoga que a maternidade deve ser uma experiência segura, e
m termos de saúde, assim como libertadora, em termos de gênero (parturiente) e de geração (bebê).

O curso de protagonismo no parto tem evidência científica forte para bons resultados perinatais ao capacitar a mulher para as vivências do trabalho de parto, parto, puerpério, amamentação, cuidados com o bebê e direitos civis relacionados, entre outros temas.

O Núcleo de Estudos sobre Saúde eEtnia Negra/UFF oferece gratuitamente um curso online, interativo, autoinstrucional, para a gestante (e família). O curso ser acessado do celular, tablet ou computador, 24h, 7dias por semana.

Divulgue o curso, incentive as gestantes a fazê-lo, faça o curso você também!

Mais: crie curso igual na sua Unidade de Saúde, ou instituição religiosa, ou escola de samba, enfim, qualquer lugar onde a gestante (e família) possa aprender como construir uma experiência de vida incomparável para ela e sua criança.
Ao trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário