sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Consulta Pública de Protocolo de Atenção Básica para Saúde das Mulheres

O Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde está recebendo contribuições para o Protocolo de Atenção Básica para Saúde das Mulheres no âmbito do Sistema Único de Saúde. O texto submetido à consulta pública está disponível no endereçohttp://www.saude.gov.br/consultapublica.

As sugestões e considerações podem ser encaminhadas até o dia 12 de setembro de 2015, pelo e-mail dab.protocolos@saude.gov.br<http://dab.protocolos@saude.gov.br/>, com especificação do número da consulta pública (01/2015) e do título da seção do documento sobre a qual está sugerindo a mudança (por ex., Capítulo 5 - Prevenção do câncer de mama).

Os Protocolos da Atenção Básica buscam levar aos profissionais de saúde subsídios para a tomada de decisão durante a produção do cuidado. O documento atualmente sob consulta aborda temas como gestação, puerpério, amamentação, planejamento reprodutivo, climatério, atenção às mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexual, além de orientar sobre principais problemas e queixas das mulheres e a prevenção dos cânceres que mais acometem essa população.

Os autores das contribuições deverão fundamentá-las, sempre que possível, com material científico que dê suporte às proposições. Caso não seja possível o envio da documentação de referência científica, os proponentes deverão informar o endereço eletrônico onde esta pode ser encontrada.

Importante que ativistas e militantes das interseccionalidades que atravessam as mulheres, observar se o direito à saúde estão garantindo no documento, caso contrario vamos contribuir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário